terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Um fim, dentre tantos

É um dos vários mecanismos internos do ser humano dividir e categorizar. Precisamos disso para nos orientarmos em um universo que compreendemos tanto quanto uma criança compreende testes de carbono-14. Nas lojas da Hyper Books no sul da Ásia, não se comemora ano novo hoje. Em breve eles farão seus próprios desfiles, com seus dragões, cobras ou macacos, qualquer que seja o animal símbolo do novo ciclo. Nós, os descendentes de Roma, continuamos obedecendo a Caio Júlio César.

Alguns comemorarão a data com suas famílias; alguns irão a festas com os amigos; muitos se acumularão em pontos estratégicos – da Harbour Bridge em Sydney à praia de Copacabana no Rio de Janeiro – para assistir a festivais pirotécnicos. Alguns fugirão das multidões, talvez sozinhos, talvez com namorados(as), talvez de longa data, talvez de relacionamentos recém iniciados. Cacá não sabe, mas Victor Eras, gerente de RH da Hyper Books em Brasília, está disposto a assumir um relacionamento até então oculto, e José Maria está feliz da vida com o início de seu namoro com Daniela.

O que Cacá sabe é que estará com seus pais, alguns outros familiares e sua esposa, Maria Clara. Passaram a noite de Natal com a família dela, agora a situação se inverteria. Não usariam branco; nenhum dos dois era supersticioso. Sem dúvida haveria lentinhas, o que era bom porque Cacá as adora. No dia 2, estaria de volta ao trabalho – embora até pudesse trabalhar de casa, vantagens de ser chefe, preferia passar pelo escritório, pelo menos por meio turno, para se certificar de que o período de festas havia corrido bem, que não havia nenhuma necessidade de aquisição e distribuição emergencial. Algumas trocas já haviam sido solicitadas, mas nada que representasse problema. Projetava que a situação permaneceria. Trocas de presentes constituíam um desafio pequeno frente a abastecer lojas para o Natal.

Tiraria férias no fim de fevereiro, para emendar com o Carnaval. A Europa era o destino mais provável. Esperava que a viagem contribuísse para seu principal plano para 2014.

Se você estiver lendo isso ainda em 31 de dezembro, é provável que seja da turma que não comemora a virada do ano (ou pelo menos não sai de casa para isso). Imagine que Cacá, sua esposa e seus familiares estão agora já reunidos no amplo apartamento onde moram os pais dele. Há lombinho de porco, castanhas, refrigerante, cerveja... As lentinhas ainda não estão prontas. A espumante está gelada, pronta para o brinde. Todos estão felizes. Por mais arbitrário que possa parecer celebrar a decisão de um ditador romano em 46 a.C., em algum momento é necessário parar a fazer o inventário do período recente, e projetar o seguinte. Que seja hoje, então. A Hyper Books está fechada. Ela voltará a operar, e talvez vocês saibam mais sobre ela, ou talvez não. De qualquer forma, esperamos que sua presença tenha sido agradável. Esperamos que tenham encontrado o que procuravam.


E desejamos a todos um Feliz Ano Novo. Foi um prazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário